• Rafael Gloria

Inscrições abertas para a Oficina de narrativas curtas e criação através de cartas



Voltado para todos aqueles interessados em escrita e leitura, reflexão e criação a partir das próprias memórias, lembranças e impressões. As inspirações para essa oficina são o Livro dos Abraços, do escritor Eduardo Galeano e as trocas de cartas entre escritores.


Veja os objetivos:


- Treinar a escrita. Em todas os encontros, teremos diferentes exercícios criativos para serem realizados na aula.


- Refletir sobre a nossa vida, e também sobre como a observamos e a transcrevemos.


- Criação de metamemórias, narrativas curtas em formato de cartas que serão disponibilizadas em Ebook “Emaranhados - 2ª Edição”.


Serviço:


Quando? De 7 de novembro a 28 de novembro, sábados pelas manhãs, das 10h às 12h. Onde? Encontros via Plataforma Online. Link será disponibilizado. Vagas? De seis a oito vagas. Investimento? 130 reais pelos quatro encontros via depósito bancário ou diversas formas de parcelamento no Eventbrite, porém o preço sobe um pouco devido a plataforma. Há certificado digital. Tem o link aqui: https://www.eventbrite.com.br/e/escrita-transfigurada-narrativas-curtas-e-criacao-atraves-de-cartas-tickets-124476150517

Pagamento direto também pode ser feito por depósito bancário, pode entrar em contato comigo por rafaelgloria88@gmail.com ou whats 51999915282


Programação:


Introdução - 7.11


1ª encontro - Analisando textos de ficção e de não ficção - 07.11

Apontamentos sobre narrador + personagens + espaço + tempo + trama Leitura e análise de diferentes textos.


De mim e do universal - 14.11


2ª encontro - Memórias perdidas repatriadas por nós mesmos - 14.11

Narrativas Curtas + Memória como gênero literário + transformações das próprias lembranças

Exercícios de cartas + metamemórias


Derivas entre as histórias - 21.11


3ª encontro - Deslocamentos e trocas de histórias a partir das descrições e narrativas dos colegas. Estudo da escuta.


Escrevendo para encontrar - 28.11


4ª encontro - Entrega de textos finalizados

Leitura dos textos, retornos, orientações do e-book.


Sobre o Organizador:


Jornalista formado na Ufrgs, especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs e Mestre em Comunicação pela Ufrgs, onde realizou uma História Cultural do veículo alternativo Coojornal. Tem experiência em jornalismo impresso e digital, colaborando com periódicos como Correio do Povo, Jornal do Comércio e Jornal Metro. Também tem vasta experiência na cobertura cultural, sendo editor-fundador do site Nonada - Jornalismo Travessia e do Zine Travessias, publicação destinada a traçar perfis jornalísticos. Apresentou programas de rádio na Ipanema, Rádio Estação Web e na Minima.fm. Também foi o responsável pelas reportagens e textos da publicação RUA SETE, do Santander Cultural, assim como um dos idealizadores do projeto editorial. Já cobriu eventos como a Feira do Livro de Porto Alegre, CineEsquema Novo e Vestibular da Ufrgs. Também é sócio-fundador da Agência Riobaldo, focada em cultura e terceiro setor. Tem interesse na cultura, no jornalismo cultural, escrita criativa, direitos humanos na Comunicação e História do Jornalismo. Tem experiência com escrita criativa, em Oficina do escritor Charles Kiefer, da Pucrs e do Espaço Metamorfose. Também ministra oficinas e cursos na área do jornalismo cultural, do jornalismo alternativo e da escrita criativa. Também é autor do podcast "Quando chegou carta, abri", destinado a ler e contextualizar cartas entre artistas. Foi prêmio Agente Jovem do Ministério da Cultura, em 2012. O Nonada - Jornalismo Travessia foi tema de artigo de pesquisa do Itaú Cultural em 2010 e entrou para o mapa de jornalismo independente da Agência Pública em 2016. Foi menção Honrosa no Prêmio Ari 2016 na categoria Reportagem Cultural. Em 2017, foi finalista do Prêmio Parceiros da Escrita, da AGES, com o projeto Nonada. Em 2020, Nonada foi selecionado para o projeto Énois.

29 visualizações