• Rafael Gloria

Em versão online, Oficina de Jornalismo Cultural vai discutir a cultura em tempos de pandemia

Atualizado: Jul 8



Como está sendo tratada a área cultural durante a pandemia?


Esse é o mote da sexta oficina de jornalismo cultural, a primeira vez online. O curso tem por objetivo trazer para a discussão do jornalismo cultural assuntos como a questão da representatividade, a esquecida arte da apuração, a importância do debate de ideias e também as mudanças que a internet e os fãs causam na cobertura cultural. E as dificuldades que a área cultural enfrenta no contexto da pandemia.


Já aconteceram cinco edições em espaços culturais de Porto Alegre como o Santander Cultural e a Fundação Ecarta. As aulas serão expositivas, propondo sempre a discussão dos temas abordados. Muitos exemplos e leituras serão feitas e comentadas em aula. A prática também faz parte do programa, então, com abordagens realizadas diretamente na aula, tendo uma parte teórica e uma parte prática.


Faremos um trabalho de produção de conteúdo na área cultural, que será construído ao longo do curso, pois ele vai refletir a própria estrutura de planejamento desta edição. Confira a programação abaixo:


Serviço


Oficina de Jornalismo Cultural - Sexta Edição Online


Quando? Começa dia 8 de agosto e vai até dia 29 de agosto, todos os sábados das 9h30 ao 12h.


Onde? Encontros online, aulas ao vivo, os inscritos receberão o link por e-mail.


Quantas inscrições? São~oito vagas, CINCO já estão preenchidas.


Valor e forma de pagamento? São apenas R$130 pelos quatro encontros. Pagamentos podem ser realizados via depósito bancário na conta dos bancos INTER, BANCO DO BRASIL ou BANRISUL, entre em contato comigo pelo e-mail rafaelgloria88@gmail.com ou pelo whatsapp 51999915282.


Programação


1 - Discutindo Cultura e Jornalismo Cultural - Explorando a diversidade do conceito e a intersecção com a política - 08.08 - manhã


Parte teórica e discussão: Reflexão sobre a diversidade da ideia de Cultura e sua intersecção com o campo jornalístico. Problematização do entretenimento e da questão de gosto pessoal. A importância do espaço destinado à cultura pelo jornalismo e a possibilidade de averiguar todos os espaços de ocupação referente ao conceito


Parte prática: Análises de diferentes matérias do jornalismo cultural seguida de discussão. Crítica da Mídia. Qual o espaço a mídia está dando para os artistas e o setor cultural durante a pandemia?


2 - Resenha x Crítica - histórico e mudanças com a internet - 15.08 - manhã


Parte teórica e discussão: Exemplos de resenhas e críticas em diversas áreas, como música, cinema, literatura, jogos digitais, seriados, etc. Diferenças e paralelos entre os discursos. Pequeno histórico e importância da crítica para o jornalismo cultural. Não seja pedante na linguagem e também não tire o mérito do seu leitor.

Parte prática: Produções realizadas durante a pandemia, qual o olhar que elas estão trazendo? Que tipo de crítica está sendo possível nesses tempos? Coberturas de lives.


3 - Reportagem: a esquecida arte da apuração e a utilização de dados e fontes - 22.08 - manhã


Parte teórica e discussão: Sobre a escolha da pauta e sobre aprofundar-se não apenas na questão do produto cultural, mas no contexto em que está inserido. O problema a ser explorado deve ter relevância para a sociedade. Breve explicação sobre onde localizar informações sobre direitos humanos e políticas públicas na área cultural.


Parte prática: O professor levará um fato que deverá ser apurado e consultado em aula, em um exercício de mini apuração em conjunto envolvendo a cultura e a pandemia. Também faremos uma pequena reunião de pauta para a produção do material final.


4 - Reflexão da produção de conteúdo sobre como a cultura foi afetada na pandemia . - 29.08 - manhã


Discussão sobre o podcast final, ou outro material desenvolvido sobre para onde caminha a cultura depois da pandemia.

44 visualizações