• Rafael Gloria

5ª Edição do Curso Escrita Criativa no Jornalismo está com as inscrições abertas

Atualizado: 13 de Ago de 2019


A Oficina de Escrita no Jornalismo – Histórias de Vida tem como propósito trabalhar e estimular a criatividade no texto jornalístico e de não-ficção. A ideia central é e procurar uma maior liberdade na escrita jornalística e de não-ficção. Para isso, vão ser trabalhados fundamentos de escrita criativa e também os conceitos básicos do texto jornalístico. Com isso, vamos mesclar as ideias e trabalhar com muita produção de texto. O objetivo também utilizar todas essas ferramentas para contar a história de vida de outros e também, por que não, a própria. A partir da experiência e da lembrança se recontar.



As aulas serão expositivas e também funcionarão como um grupo de escrita. Um dos objetivos também é perder o medo de escrever, de expor o texto e se arriscar mais nas narrativas. A programação aqui apresentada pode, e vai, ser discutida em aula, sendo que a proposta é também uma construção horizontal do conteúdo. O professor se disponibiliza também para encontros individuais para discussão de assuntos específicos ligados ao texto.

SERVIÇO Horário 10h00 às 12h30h Valor: R$120,00 pelos Quatro Encontros. Inscrição: Pagamentos por depósito bancário. Contatos por e-mail - rafaelgloria88@gmail.com ou pelo cel/whats - 999915282/ Ou, ainda, por mensagem pela página. Apenas SEIS VAGAS

Local: Lopo Gonçalves, 485

Confira a programação:

Encontro 1 – 09.03.2019

Em um primeiro momento, vamos nos conhecer e discutir a programação. Conceitos de memória, história oral e identidade. Exemplos de cartas clássicas na literatura e na literatura de não ficção. Na atividade, faremos um exercício de memória/realidade/ficção.

Encontro 2 – 16.03.2019

Nesse encontro, exploraremos os conceitos fundamentais para a escrita criativa, como subtexto e verossimilhança. Elementos da narrativa e o universo ficcional também serão expostos, como os tipos de narrador e sua importância para a narrativa. Exercício de escrita ficcional.

Encontro 3 - 23.03.2019

Elementos básicos da escrita jornalística. Intersecção com elementos de narratividade de caráter ficcional. Discussão sobre a objetividade, público (para quem e para quê você está escrevendo?. Exercício de escrita jornalístico-literária.

Encontro 4 – 30.03.2019

A pesquisa para as perguntas a serem realizadas quando se está trabalhando em um perfil. Qual caminho seguir? O valor do perfil, a questão de que “lado” focar. Exemplos clássicos de perfis, leitura e planejamento para o começo de produção de um perfil.

5 visualizações