Escrita

Criativa em

Não Ficção

EAD

O Curso EAD de Escrita Criativa em Não Ficção quer estimular a criatividade do participante na elaboração de textos, procurando qualificar o aluno com técnicas de escrita a partir do estudo do universo fictício, a questão da memória, as técnicas do jornalismo e planejamento editorial. É indicado para aqueles que desejam desenvolver a escrita não ficcional e principalmente que lidam direta ou indiretamente  com esse tipo de expressão. É útil também para aqueles que trabalham ou desejam trabalhar com geração de conteúdo, utilizando esse ofício como ferramenta de divulgação em sites, blogs, redes sociais. São quatro aulas-apresentações, sempre com vídeos curtos complementando o conteúdo, podcasts com escritores e jornalistas e também exercícios que serão sempre corrigidos de forma analítica pela professor e organizador, Rafael Gloria.

Escrita_Criativa_em_Não_Ficção.png

Voltado para todas as pessoas que lidam com todo tipo de produção de conteúdo que busca tratar de uma realidade, seja para o campo profissional ou para o campo pessoal.

Público

1) Introdução à Não Ficção - Questão de Memória - Diferentes formatos de escrita em Não Ficção, importância do conceito de memória, e o auto conhecimento ajuda na hora de escrever.

2) Em busca dos elementos do mundo fictício - Exploraremos os conceitos fundamentais para a escrita criativa, como subtexto e verossimilhança. Elementos da narrativa e o universo ficcional também serão expostos, como os tipos de narrador e sua importância para a narrativa.    

3) Em busca dos elementos do jornalismo para a construção de conteúdo e de histórias reais - Trabalharemos com ferramentas vindas principalmente do jornalismo e que podem ser úteis para a criação de conteúdo e narrativas reais, tais como a apuração, técnicas de entrevista, técnicas de redação dissertativa.

4) Escrever é preciso, planejar também é preciso - Vamos analisar tópicos sobre um planejamento editorial para você produzir o seu conteúdo, assim como estratégias para  diferentes segmentos a fim de que o que você escreva também seja lido

Tópicos abordados no curso